BTS, Map Of The Soul, a música Persona e seu significado segundo a teoria psicológica de Jung

 Um dos álbuns mais famosos e queridos pelos armys não poderia ficar de fora de uma análise do ponto de vista psicológico, por isso que hoje falarei sobre um grande álbum que possui diversos significados por trás das letras e MV's. 

 Para começo de conversa, “Map of the Soul” (Mapa da Alma) é, na verdade, o nome de um livro publicado originalmente em 1998 pelo Dr. Murray Stein. Nessa obra, o autor vai detalhar, da forma mais simples e didática possível, as teorias de um grande teórico do campo da Psicologia: Carl Jung.

 Bom, vamos lá. Onde foi que a era “Map of the Soul” começou? Foi em 27 de março de 2019, com o Comeback Trailer Persona. É um vídeo bastante dinâmico e poderoso, tanto pela atitude de Namjoon quanto pelas palavras que estão sendo cantadas ou pelos cenários. Um dos pontos mais marcantes, talvez, seja a lousa que aparece ao fundo com dezenas de palavras e frases e TODAS são referentes às teorias de Carl Jung. “Persona”, “Ego”, “Shadow” tem ali maior destaque, mas também vemos frases como “I am not what happened to me, I am what I choose to become.”, do próprio Jung. Além disso, a letra dessa música é absolutamente BRILHANTE e nítida acerca da mensagem que deseja passar. Veja alguns exemplos nestes versos:

“Quem sou eu?’, uma pergunta que tenho feito a mim mesmo durante toda a minha vida”

“O mundo, na verdade, não está interessado no meu jeito desajeitado”

“Então, eu estou perguntando mais uma vez /Quem diabos sou eu?”

“O ‘eu’ que criei por mim mesmo para falar o que penso / Sim, posso estar me enganando, posso estar mentindo / Mas, eu não tenho vergonha disso, este é o mapa da minha alma”

 O tema geral aqui é a PERSONA, uma das estruturas da psique humana segundo Jung. A persona, segundo o livro do Dr. Stein, é “um nome inspirado pelo termo romano para designar a máscara de um ator. É o rosto que usamos para o encontro com o mundo social que nos cerca.” (STEIN, 2006, p. 98) Além disso, “a persona é a pessoa que passamos a ser em resultado dos processos de aculturação, educação e adaptação aos nossos meios físico e social.” (STEIN, 2006, p. 101) Por isso, “a persona é um complexo funcional cuja tarefa consiste tanto em esconder quanto em revelar pensamentos e sentimentos conscientes de um indivíduo para outros.” (STEIN, 2006, p. 101)

 Resumindo de forma mais simples, no plano psicológico, a persona é como nós nos apresentamos diante das pessoas e do mundo em diferentes circunstâncias. Por exemplo, a forma como agimos com nossos pais não é a mesma forma como agimos com nossos amigos ou nosso chefe no trabalho. Esse processo é natural e faz parte da convivência humana. Porém, segundo Jung e Stein, o problema estaria em quando a nossa personalidade acaba caindo em uma identificação total com essa persona, ou seja, seria como assumir e vestir uma máscara e se esquecer do que ou de quem existe por trás dela.

 Assim, tanto no vídeo, como na música, como na própria carreira do grupo que acompanhamos, sabemos que existe o RM e o Namjoon — bem como acontece para todos os integrantes. Por isso, essa primeira faixa já vem para levantar esse conflito existente diante dos meninos: as suas personas. E, ao mesmo tempo, pretende provocar uma reflexão sobre as nossas.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: