BTS, e o questionamento, a 'libido' é, em ultima analise, amor?
*Todos os textos são baseados em teorias psicanalíticas devido ao fato do BTS utilizar tal teoria como abordagem central para a criação dos álbuns.
A 'libido' é, em última análise, amor?
Freud, o fundador da psicanálise, chamou a força ou motivação mais importante que move as pessoas de 'libido'. Libido é definida como qualquer desejo de obter satisfação física, significa desejo sexual.
Freud acreditava que as pessoas tem um desejo sexual latente desde muito jovens, antes de interessarem pelo sexo que se atraem, e que as relações de apego e a saúde mental dependem de como o adulto que cuida delas satisfaz esse desejo.
A afirmação de Freud recebeu muitas críticas por explicar que todos os problemas do mundo em termos de ''desejo sexual'' os desejos físicos de uma criança podem ser vistos como desejos sexuais latentes.
O mapa tornou-se controverso. Jung que originalmente foi discípulo de Freud, também adotou uma abordagem diferente nesse ponto e começou a seguir um caminho diferente. Jung via a libido como uma energia espiritual que é muito mais do que apenas desejo sexual. Mais tarde, Freud também aceitou essa crítica e disse que a libido deveria ser entendida em um sentido amplo, como o amor.
Embora existam algumas diferenças de interpretação, a maior força que move o ser humano é o amor, e isso se revela de forma mais dramática nas relações com com o sexo que se atrai após a idade adulta, sendo esta relação muito influenciada com os pais durante a infância.
Assim como Jung há outro importante estudioso que desenvolveu a teoria de Freud em uma direção diferente: Alfred Adler (1870-1937, Austria). Existem duas diferenças principais entre a ''psicologia individual'' defendida por Adler e a ''psicanálise'' por Freud. Há, primeiro, enquanto Freud se concentrava nas necessidades físicas humanas, Adler se concentrava mais nas necessidades sociais. Todos querem ser amados e aceitos pelos outros, e ninguém quer ser odiado ou ignorado. A psicologia Adleriana chama isso de ''necessidade de reconhecimento'' e via isso como a maior força (motivação) que move as pessoas.
Em segundo lugar, enquanto Freud se concentrava nas experiências passadas, Adler se concentrava mais nas possibilidades futuras. Freud acreditava que, para resolver os problemas da mente humana, era importante analisar quais experiências passadas causaram os problemas. Então centra-se nas relações de apego vivenciadas na infância.
No entanto, Adler acreditava que era mais importante ter vontade de resolver o problema agora e encontrar a possibilidade e o poder de mudar no futuro, em vez de estar vinculado a causa. Esta psicologia adleriana tem ensinamentos particularmente bons para nós agora, quando temos sede de reconhecimento. Porque o desejo de reconhecimento é especialmente problemático para nós agora.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário