BTS, Shadow Blackswan e MAP OF THE SOUL

*Todos os textos são baseados em teorias psicanalíticas devido ao fato do BTS utilizar tal teoria como abordagem central para a criação dos álbuns.  

Para brilhar luz nas sombras 

 Tal como acontece em todos os assuntos do coração, a prioridade é reconhecer a existência da shadow e reconhece-la como parte de mim. Devemos aceitar conscientemente aspectos que foram abandonados no inconsciente. É claro que, se fosse fácil de aceitar a shadow, ela nem teria se tornado uma. Sinto que serei criticado e ridicularizado pelos outros, e até eu não gosto disso e é um fardo. 

 Mas há uma revira volta aqui. As shadows não são necessariamente coisas ruins. Foi deixado no inconsciente, então piorou e só parece pior. Mesmo que um objeto saudável seja deixado no escuro por muito tempo, ele desenvolvera mofo ou ferrugem e ficara danificado. Não é diferente. Se você tirar um item quebrado, deixa-lo ver a luz, limpa-lo bem e cuidar dele, ele poderá voltar a ser utilizável.

 Trazer a tona um item quebrado que foi mantido no escuro e trazido a luz significa reconhecer  existência da minha sombra. Mas limpar, cuidar e reutilizar esses itens é mais do que isso. É literalmente trazer a shadow para a realidade. Fica muito difícil a partir daqui. É difícil praticar, mas também não é fácil de entender. Mas, estranhamente, o BTS já falava sobre isso em suas músicas a muito tempo. 

 O BTS começou a incorporar teorias psicológicas em suas letras começando com a serie 'MAP OF THE SOUL' de 2019. No entanto, tais tentativas foram antecipadas aos poucos no passado. O tema e o conceito do álbum WINGS lançado em 2016 foram inspirados no romance ''Demian'' de Hermann Hesse. Demian é conhecido como um romance clássico famoso e frequentemente está na lista de livros recomendados para adolescentes, mas na verdade não é um livro fácil de entender tanto para adolescentes quanto para adultos. O enredo se aproxima de um romance sobre a maioridade, mas é repleto de mensagens filosóficas, complexas e profundas. No entanto, há muito conteúdo aqui baseado na psicologia jungiana. O escritor Herman Hesse sofreu um grande choque psicológico ao vivenciar a primeira e segunda guerra mundial, depois disso ele conheceu o psicólogo Carl Jung, seus colegas e recebeu psicoterapia e foi influenciado por suas teorias e escreveu a obra prima Demian.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: