BTS, ID vs Superego vs Ego por Freud e Jung
*Todos os textos são baseados em teorias psicanalíticas devido ao fato do BTS utilizar tal teoria como abordagem central para a criação dos álbuns.
ID vs Superego vs Ego por Freud
Mesmo que você não esteja particularmente interessado em psicologia, provavelmente já ouviu o nome ''Freud''. Sigmund Freud (1856 - 1939, Áustria) foi um estudioso que lançou uma base importante para a psiquiatria e a psicologia moderna. A importância do inconsciente na mente das pessoas, ou seja, o ''eu que não conheço''. Sua conquista mais importante foi sua descoberta e publicidade. Freud disse que o ego que temos é uma estrutura amplamente dividida em 3 categorias:
1- ID, desejos instintitivos e egoístas, bebes e animais só possuem a identificação. A medida que as pessoas envelhecem e a sua consciência se torna mais clara, o ID torna-se cada vez mais oculto no inconsciente, mas nunca enfraquece ou desaparece. Torna-se a força que me move, mesmo sem perceber.
2- SUPEREGO, desejos conscientes e morais. Os humanos, seres que não conseguem viver sozinhos, tendem a querer estar com outras pessoas e ser reconhecidos e elogiados dentro de uma comunidade maior. Quando eu era jovem, cresci tendo os padrões dos meus pais como eixo central e, a medida que cresci, fui gradativamente influenciado por outras figuras de autoridade. Você aceita os padrões e se avalia e critica.
3- EGO, um eu sombrio que tenta mediar e equilibrar o conflito entre o ID (instinto) e SUPEREGO (consciência) e o mundo real, no entanto, geralmente pensamentos nessa parte apenas como ''eu'' e ficamos envergonhados quando outras partes de nós aparecem de repente.
A teoria de Freud causou grande rebuliço na época em que foi publicada, embora tenha recebido muita atenção, muitas pessoas não a entenderam e acabou recebendo muitas críticas de vários pontos de vista, depois, houve um estudioso que aceitou a teoria de Freud e a desenvolveu numa direção ligeiramente diferente. Essa pessoa foi Carl Gustav Jung (1875 - 1961, Suíça).
EGO vs EU, de Carl Jung
A estrutura do ego de Jung é mais complexa que a de Freud, aparecem muitos conceitos de difícil compreensão, como complexo, sombra, anima, animus e inconsciência coletiva.
De qualquer forma, Jung concluiu que só posso me tornar saudável e completo se reconhecer e aceitar plenamente esses aspectos complexos de mim mesmo, tanto quanto possível, Jung chamou a parte consciente de nós que consideramos ''eu'' de ''ego''. E eu distingui o eu maior e verdadeiro que inclui todas as outras partes como ''eu''. Assim, nossa vida pode ser vista como uma longa jornada e peregrinação que o 'ego' se propõe a encontrar ' o eu'. O primeiro caminho difícil que você pode encontrar é a adolescência.
Porque os adultos fazem isso?
Vamos voltar para a musica do BTS ''No More Dream'' e ''N.O''
A letra canta sobre o desejo de encontrar os sonhos e a identidade de forma livre, livre do controle dos adultos que obrigam a seguir um caminho determinado. No entanto, como mencionado anteriormente, esta é uma preocupação semelhante para adolescentes de qualquer idade. Eu me pergunto e em seguida encontro uma resposta para saber se há uma razão pela qual os adultos de todas as épocas sempre fazem a mesma coisa.
Em primeiro lugar, é porque mesmo os adultos não conhecem outro caminho. Todos os adultos já foram adolescentes que sonhavam com seu próprio caminho, porém a medida que envelhece e enfrenta a realidade, você percebe os limites dos seus sonhos. Na verdade, encontrar um compromisso entre os sonhos e a realidade é uma experiência de vida muito preciosa. No entanto, muitas pessoas que vivenciaram a frustração no processo passaram a pensar que sonhar era completamente inútil.
''Uma bela casa, um bom carro, essas coisas podem ser felicidade? Em Seoul para SKY (universidade), seus pais ficarão realmente felizes (não)''.
-NO MORE DREAM
Acho que isso acontece porque os adultos vistos nos olhos dos adolescentes também não estão muito bem. Porque não parece bom. Se você tentar levar os outros por um caminho que parece te fazer feliz, você não poderá deixar de suspeitar. Na verdade, em vez de ter uma boa casa, um bom carro ou uma boa formação acadêmica que possa ser comparada a dos outros, quero encontrar o meu verdadeiro eu e a minha verdadeira felicidade que não pode ser comparada a dos outros. É muito melhor encontrar a sua verdadeira felicidade, mas é muito difícil. Mesmo que você descubra, é mais difícil ensina-la a outras pessoas.
Outra razão é que os adultos já sabem por experiência própria que é fácil agir impulsivamente durante a adolescência. Os adultos nem sempre fazem as escolhas certas, mas os adultos são responsáveis pelas suas próprias escolhas. No entanto, durante a adolescência, como o cérebro está em um período em que não esta totalmente desenvolvido, você deve fazer o possível para evitar que o resto da sua vida seja afetado negativamente pelas escolhas erradas naquele momento.
Hoje em dia, a medida que a criminalidade juvenil se torna mais grave, cresce a opinião pública de que os jovens não devem ser exonerados da responsabilidade pela delinquência. Mas pelo menos na neurociência ou na psicologia, não pensamentos assim. A medida que você envelhece, a sua capacidade de controlar seus impulsos se desenvolve. Diz-se que os jovens não podem ser totalmente responsabilizados por algo que poderia ter sido evitado, portanto os adultos tem a responsabilidade de controlar o comportamento dos adolescentes e orienta-los por um caminho seguro.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário