Uma das coisas mais valiosas que você pode fazer é identificar, aceitar e planejar as maneiras pelas quais seu cérebro reage de forma atípica às coisas
Uma das coisas mais valiosas que você pode fazer é identificar, aceitar e planejar as maneiras pelas quais seu cérebro reage de forma atípica às coisas
Todos nós ansiamos por compreensão, especialmente por alguém que compreenda as partes de nós mesmos que são frequente e facilmente incompreendidas. As maneiras pelas quais não somos como os outros.
Os lugares onde somos anômalos que não se encaixam na curva de dados. Nossas respostas idiossincráticas, às vezes confusas, a estímulos rotineiros. Coisas sobre nós que geralmente não fazem sentido para a maioria das pessoas.
No entanto, obter essa compreensão de outra pessoa dificilmente diminuirá os sentimentos de solidão e isolamento decorrentes do fato de ser diferente se você também não receber essa compreensão de si mesmo. Você ouve sua própria narrativa a cada segundo de cada dia.
Se for uma narrativa dura, crítica e julgadora, a sensação de ser incompreendido e impossível de se relacionar se tornará crônica. A voz de validação de ninguém pode abafar sua própria voz vergonhosa, não importa o quanto você queira.
É por isso que você precisa iniciar esse processo dentro de si mesmo. Preste muita atenção às suas reações, especialmente às vezes em que você reage de forma que parece surpreender as outras pessoas.
Observe seus próprios padrões para que possa entender e articular para si mesmo e para os outros como você não se encaixa no molde. Aceite essas coisas sobre você e faça delas um ativo em vez de um passivo.
Para dar um exemplo pessoal, eu não gosto muito de tempo ocioso. A maioria das pessoas o considera relaxante ou repousante. Eu o considero simultaneamente estressante e entediante. Durante muito tempo, achei que estava fazendo algo errado, pois meus colegas e supervisores expressavam preocupação com meus hábitos de trabalho e com a alta probabilidade de esgotamento.
No entanto, o mais próximo que já me senti do esgotamento foi o trabalho mais lento que já tive. Finalmente consegui aceitar que isso é apenas uma parte de quem eu sou. Não preciso ter vergonha ou medo disso. É apenas uma forma de ser diferente, mesmo que eu não saiba por quê. Suspeito que você tenha suas próprias versões disso. Dar a si mesmo a compreensão pela qual você anseia pode fazer uma tremenda diferença.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário