Os mamíferos não respondem bem à punição. Em vez disso, tente se recompensar

 Os mamíferos não respondem bem à punição. Em vez disso, tente se recompensar 

 Quando o cérebro dos mamíferos sofre uma punição em resposta a um comportamento, ele não reage mudando o comportamento; ele responde encontrando brechas para repetir o comportamento evitando a punição. 

 O estímulo aversivo se torna o foco, e não o comportamento em si. A mente faz a pergunta "como posso evitar essa sensação?" em vez de "como posso parar de fazer isso?" e, muitas vezes, encontra maneiras bastante criativas de fazer isso.

 É por isso que você pode perceber que, quando tenta mudar a si mesmo insultando, envergonhando, criticando ou denegrindo a si mesmo, o comportamento não parece mudar. 

 Você fica mais na defensiva, se esforça mais para justificar suas escolhas, talvez encontre maneiras diferentes de fazer isso, mas raramente para de fazer o que está tentando não fazer.

 Isso não se deve ao fato de você ser preguiçoso, burro ou estar preso. É simplesmente porque você é um mamífero, e é assim que reagimos à punição.

 Em vez disso, tente se concentrar na recompensa que você terá se conseguir mudar. Isso o mantém em um caminho comportamental muito mais linear e o ajuda a evitar distrações ou justificativas.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: