A dissociação não é uma resposta ao trauma

 A dissociação não é uma resposta ao trauma 

 Certamente pode ser. Também pode ser uma resposta ao tédio, ao estresse ou à excitação. Às vezes, o que acontece dentro da sua mente é mais interessante do que o que acontece fora dela. Isso não significa automaticamente que você tem um trauma não resolvido 

 O perfeccionismo não é uma resposta a um trauma 

 Certamente pode ser. Também pode ser uma resposta à ansiedade, ao estresse ou ao fato de ter crescido em uma família de alto rendimento, a valores culturais, a uma sensação de impotência, à baixa autoestima ou a muitas outras coisas. 

 Explicar demais não é uma resposta ao trauma 

 Certamente pode ser. Também pode ser uma resposta ao fato de se sentir incompreendido, de ter limites porosos, de se envolver com a família, de ter tendências de comunicação passiva ou de muitas outras coisas. 

 A busca de aprovação não é uma resposta a um trauma 

 Certamente pode ser. Também pode ser uma resposta à insegurança, síndrome do impostor, ansiedade, inexperiência, diferenças de poder ou muitas outras coisas. 

 Guardar as coisas para si mesmo não é uma resposta a um trauma 

 Certamente pode ser. Também pode ser uma resposta à falta de apoio, à depressão, às normas culturais, à introversão, ao desconforto com a vulnerabilidade ou a uma série de outras coisas. 

 Há uma quantidade imensa de conteúdo afirmando que “XYZ comportamento humano normal é uma resposta a um trauma”. Sempre exatamente no mesmo modelo de copiar/colar.

 Convenientemente, quase todo mundo que publica esse tipo de conteúdo está vendendo algum tipo de tratamento ou “cura” para o trauma. Talvez você conheça a frase de marketing “primeiro, convença as pessoas de que elas têm um problema e, depois, ofereça a solução”. 

 É exatamente isso que essas pessoas estão fazendo. Elas não estão produzindo conteúdo educacional sobre saúde mental. Estão fazendo propagandas disfarçadas de conteúdo educacional sobre saúde mental.

 Não estou tentando dizer a ninguém que não tenha passado por um trauma ou que não tenha sintomas de TEPT. Só quero que saibam que o fato de vivenciarem esses padrões de comportamento MUITO NORMAIS não significa automaticamente que não tenham tratamento e não significa automaticamente que precisem comprar os cursos ou a apostila de alguém.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: