Quem se beneficia do perdão?

 Quem se beneficia do perdão?

 O problema que tenho é que, quer a sua situação de abuso tenha sido uma relação prolongada ou um evento pontual, todos os acontecimentos que ocorreram ao longo desse trauma ou ao longo dessa relação foram todos sobre a outra pessoa

 Foram sobre o seu agressor e os seus desejos, as suas vontades, as suas necessidades, os seus pensamentos. Nada disso foi sobre si.

 Você não foi considerado em nada importante que aconteceu ao longo desse relacionamento e acho que esse padrão de sua vida ser sobre essa outra pessoa e seus pensamentos e sentimentos serem sobre essa outra pessoa precisa acabar quando o relacionamento terminar.

 Focar no perdão como uma solução para a cura do trauma é, até certo ponto, ainda focar na outra pessoa. É, em certa medida, colocar seu poder, sua saúde e sua recuperação nas mãos dela, porque isso a torna o objeto da sua recuperação, e eu não acredito que isso seja benéfico. 

 O objeto da sua recuperação é você. O ponto principal, a premissa central, pelo menos na minha abordagem de recuperação do abuso e do trauma, é que você precisa fazer com que sua vida gire em torno de você, porque isso não tem acontecido há muito tempo. 

 Você não tem sido o foco principal da sua vida, sem que isso seja culpa sua, mas é hora de começar a fazer isso hoje. O perdão não é para o seu agressor. É para você. Talvez. Mas há medidas mais diretas que você pode tomar para fazer coisas “para você” na recuperação do abuso e do trauma. 


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: