Pessoas com ansiedade comem em excesso
Pessoas com ansiedade comem em excesso
Outra correlação muito comum com a ansiedade é comer em excesso ou compulsivamente
Mas os sintomas de um episódio de hipoglicemia ou de muita fome são, na verdade, muito semelhantes a alguns dos sintomas da ansiedade, por exemplo, dificuldade de concentração, tontura ou vertigem, mau humor ou irritabilidade, taquicardia
Todos esses podem ser sintomas de fome ou ansiedade e, às vezes, o cérebro das pessoas interpreta erroneamente a ansiedade como fome e, assim, quando ficam ansiosas, pelo menos em um nível subconsciente, o cérebro pensa “preciso comer, eu não devo ter comido o suficiente” e, então, comem.
A ansiedade não desaparece e o cérebro interpreta que “ainda estou sentindo isso, devo estar com fome, ainda não satisfez minha necessidade de comida” e, muitas vezes, continuam comendo.
Assim, muitas vezes acabamos comendo apenas como uma resposta básica a um estímulo ou a um sentimento interno, e é muito comum que pessoas com ansiedade comam em excesso ou até mesmo tenham compulsão alimentar, especialmente durante períodos ou momentos do dia em que sua ansiedade é maior, porque seu corpo interpreta erroneamente os sinais físicos da ansiedade como fome.
Às vezes, os sintomas da ansiedade são confundidos pelo cérebro com sinais de fome. Quando isso acontece, tendemos a comer em excesso ou até mesmo compulsivamente, porque o consumo de alimentos não reduz nossa ansiedade, e interpretamos a presença contínua desses sintomas como evidência de que ainda não satisfizemos nossa fome.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário