As redes sociais manipulam as questões de saúde mental?

 As redes sociais manipulam as questões de saúde mental?

 Em tentativas de tornar mais fácil para as pessoas falarem sobre saúde mental, manipulamos um pouco a forma como é lutar contra problemas de saúde mental e, especificamente, a maior parte do conteúdo que vejo, especialmente nas redes sociais, parece realmente se concentrar em formas mais leves de coisas como depressão e ansiedade.

 A descrição que vejo de como é lutar contra essas coisas, como isso afeta a vida de uma pessoa, como é em comparação com as pessoas com quem trabalho e com algumas das experiências que tive, parece uma grande minimização, a ponto de invalidar.

 Na minha opinião, a depressão e a ansiedade podem se tornar tão graves que podem causar doenças físicas. Isso pode acontecer diretamente por meio de sintomas cognitivos e somáticos ou indiretamente por meio de perturbações no funcionamento físico (como dormir e comer) que enfraquecem seu corpo e seu sistema imunológico.

 Essa é uma das razões pelas quais chamamos o transtorno depressivo maior e o transtorno de ansiedade generalizada de doenças crônicas. Eles são muito mais do que apenas tristeza ou preocupação. São condições debilitantes que podem piorar drasticamente a sua saúde e encurtar a sua expectativa de vida.

 Há algo que tem me incomodado ultimamente e suspeito que talvez você também tenha percebido. Acho importante destacar isso em um momento em que o conteúdo sobre saúde mental tende a ser “leve”.  


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: