Como você lida melhor com o luto que ocorre em conjunto com o transtorno depressivo maior?
Como você lida melhor com o luto que ocorre em conjunto com o transtorno depressivo maior?
O luto é, em última análise, uma função da dor ao longo do tempo, o que significa que você precisa de ambos para seguir em frente e não pode produzir apenas um ou outro.
O que isso significa, na prática, é que você não pode simplesmente reprimir seu luto por um ou dois anos, não senti-lo e, então, seguir em frente e se sentir bem. Você também não pode simplesmente reprimir sua dor e ficar remoendo-a intensamente por uma semana e depois sair dessa e ficar bem.
Tanto a dor quanto o tempo precisam estar presentes para você seguir em frente, então, oriente as pessoas a fazerem algo que chamo de luto orgânico, o que basicamente significa aceitar sua dor na forma que ela se manifestar em um determinado momento.
Haverá períodos em que ela vai te atingir com muita força e, quando isso acontecer, você precisa senti-la e expressá-la. Expressá-la pode significar chorar, pode significar falar sobre ela, pode significar escrever sobre ela, significa fazer o que for necessário para ajudar esses sentimentos a saírem de você.
Também haverá momentos em que sua dor ficará em segundo plano e você precisa deixar isso acontecer quando acontecer, não tente se agarrar a ela, não surte, não pense que está esquecendo a pessoa, não pense que está seguindo em frente muito rápido, isso faz parte do processo.
A dor é exaustiva e seu cérebro precisa de tempo para descansar e codificar as experiências que você sentiu. Ela virá e irá embora. Ela aumentará e diminuirá, e ambos fazem parte do mesmo processo.
Portanto, você precisa apenas permitir que ela saia, independentemente da forma que assumir em determinado momento.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário