Alguém já lhe disse onde está localizado o botão "perdoar" no seu cérebro?

Alguém já lhe disse onde está localizado o botão "perdoar" no seu cérebro?

 Não? É porque não existe um 

 Ouço muitas pessoas falarem sobre o perdão como se fosse uma decisão simples, basta decidir perdoar e a magia acontece e o perdão ocorre. Se dizemos que perdoamos alguém, mas os nossos sentimentos não se alteram, será que realmente perdoamos? 

 E como sabemos, não podemos escolher os nossos sentimentos, eles são resultados de interações de processos. Então como é que se perdoa realmente? 

 Só encontrei uma maneira, perdoar reparando.

 Quando reparo os danos que alguém causou na minha vida, é preciso um esforço consciente para continuar zangado com essa pessoa, na maior parte das vezes. No final do processo de reparo aos danos, deixo de pensar neles a essa altura, o que penso ser uma forma de perdão.

 Pessoalmente, acho impossível perdoar até conseguir reparar, acho que o perdão acontece perto do fim da mudança, não no início. E, não faz mal não perdoar, a escolha deve ser sempre sua.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Em vez de “isso foi muito estúpido da minha parte”, tente “não gostei da maneira como lidei com isso, acho que tentarei uma abordagem diferente da próxima vez”