BTS e a teoria da psicologia Jungiana
*Todos os textos são baseados em teorias psicanalíticas devido ao fato do BTS utilizar tal teoria como abordagem central para a criação dos álbuns.
Um lutador que só vê o que eu quero ver
Existem mais condições para nos apaixonarmos do que pensamos. É por isso que o amor é possível sem a magia dos hormônios. E quais condições são mais importantes variam de pessoa para pessoa. A medida que você envelhece as vezes isso muda. Não é necessariamente bom que os amantes tenham condições semelhantes para se amarem, mas se eles se entenderem, é uma grande ajuda na resolução de conflitos e problemas e na criação de um amor sustentável.
Mas o problema é que independentemente das condições pelas quais você se apaixona, você não pode ter certeza de que a outra pessoa poderá atender as condições que você espera. Como as minhas expectativas em relação ao amor são tão altas, não consigo ver a outra pessoa como ela realmente é e a fantasia do tipo ideal que desejo acaba sobrepondo.
Esta é uma história um pouco diferente dos hormônios. Mesmo que você não esteja em um relacionamento romântico, todo mundo provavelmente já teve a experiência de ver alguém de quem gosta, não como realmente é, mas como deseja que ver essa pessoa, e depois fica desapontado quando essa ilusão é destruída. Em termos psicológicos, isso é chamado de ''projeção'' e ocorre não apenas com emoções boas mas também com emoções ruins.
O psicólogo Carl Jung analisou e explicou detalhadamente o fenômeno da paixão pela projeção. Jung aceitou a teoria de Freud e disse que dentro da mente de uma pessoa, ela normalmente não percebe isso por conta própria. Há uma parte inconsciente de mim que não consigo compreender e acredito que essa inconsciência é maior e mais importante que a consciência.
Jung ainda dividiu o inconsciente em duas partes e as chamou de ''inconsciente pessoal'' e inconsciente coletivo''. O inconsciente pessoal é literalmente o conteúdo pessoa que só aquela pessoa possui, e o inconsciente coletivo é o conteúdo que inúmeras pessoas tem em comum. Existem desejos ocultos que todas as pessoas tem em comum, e também existem códigos que são estranhamente comuns entre pessoas que não são do mesmo pais, mesmo sem falar a mesma língua e são chamados de inconsciência coletiva. Dessa forma, através da consciência, da inconsciência pessoa e da inconsciência coletiva, eu existo em muitas formas. É por isso que meu coração parece ser múltiplo, não um.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário