Às vezes, ficamos tão concentrados em tentar descobrir se estão mentindo para nós que não percebemos que a verdade na qual estamos sendo solicitados a acreditar ainda é terrível
Às vezes, ficamos tão concentrados em tentar descobrir se estão mentindo para nós que não percebemos que a verdade na qual estamos sendo solicitados a acreditar ainda é terrível
Isso é algo que vejo muito em sessões de terapia individual. As pessoas acham que estão sendo enganadas, mas não conseguem provar. Isso tende a nos colocar em um estado congelado em que não sentimos que podemos agir até termos certeza de que alguém está sendo desonesto.
Podemos ficar presos nesse estado por um bom tempo. A maioria das pessoas que são cronicamente desonestas são muito boas em encobrir seus rastros e, se for a sua ansiedade levando a melhor, você nunca encontrará a prova que está procurando porque ela não existe.
Da próxima vez que você estiver nessa situação, considere esta estratégia. Considere o que está sendo dito pelo valor nominal e pergunte a si mesmo como se sentiria se fosse a verdade.
Por exemplo, digamos que seu parceiro saia com “amigos” todo fim de semana. Você suspeita que ele esteja saindo com outra pessoa nos fins de semana, mas não consegue provar isso.
Mesmo que seu parceiro esteja sendo honesto em relação às atividades dele, a melhor hipótese é que ele esteja deixando você todo fim de semana para sair com outras pessoas. Isso ainda pode ser um obstáculo para você, mesmo que não haja infidelidade envolvida.
Às vezes, a verdade falsa ainda é ruim o suficiente para ser levada a sério.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário