“Sou um sobrevivente de trauma. Por que os estresses da vida normal ainda me afetam tanto?”

 “Sou um sobrevivente de trauma. Por que os estresses da vida normal ainda me afetam tanto?”

 Sei que parece que, se você consegue superar algo traumático, os estressores mais comuns mal deveriam afetá-lo,  mas não é assim que funciona, porque as experiências traumáticas ativam um conjunto diferente de habilidades de enfrentamento. 

 Em uma situação traumática, a maioria das suas decisões são respostas de sobrevivência originadas do seu sistema límbico. Elas são mais como reflexos instintivos do que decisões reais. Ao lidar com fatores estressantes mais comuns, o enfrentamento e a tomada de decisões ocorrem principalmente nos lobos frontais. 

 A exposição a experiências traumáticas (especialmente sem tratamento) pode diminuir drasticamente a ativação do lobo frontal, o que o torna mais sensível ao estresse, e não menos. Portanto, seja gentil consigo mesmo, por favor. 


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: