Sei que você gostaria de poder refazer certas partes de sua vida. O fato é que você pode.

 Sei que você gostaria de poder refazer certas partes de sua vida. O fato é que você pode. 

 Ouça o que eu digo. Não é possível apagar o passado ou consertar experiências terríveis que você teve, mas às vezes é possível fazer a próxima melhor coisa.

 As piores coisas que aconteceram com você se tornam como campos minados em seu cérebro. Pense ou vivencie algo associado a elas e isso pode desencadear uma cadeia de lembranças e emoções que podem deixá-lo em espiral por dias, semanas e até meses.

 Mas, às vezes, você pode voltar atrás e ter uma experiência melhor. Seja um lugar, uma atividade, uma música, um filme ou qualquer outra coisa, se você criar novas lembranças associadas a esse estímulo (experiências positivas ou até mesmo neutras), sua mente terá mais a considerar quando esse estímulo for acionado. 

 Você não pensará apenas nos momentos ruins. Pensará em uma mistura de coisas boas e ruins, e sua experiência mudará de acordo com isso.

 Por mais estranho que possa parecer, uma de minhas associações mais problemáticas foi o filme "Friday". Tentei assisti-lo duas vezes, em dois ambientes totalmente diferentes, e nas duas vezes algo horrível aconteceu. Os eventos não tinham nenhuma relação com o filme, mas foram associados a ele em minha mente. Eu odiava esse filme, e só de pensar nele já entrava em depressão profunda.

 Mais tarde, assisti a esse filme pela terceira vez com um amigo muito seguro e em um lugar muito seguro. Isso mudou minhas associações com o filme. Não me esqueci das outras vezes, mas agora tive uma experiência positiva para equilibrá-las, o que me tornou mais resiliente. Você pode fazer isso com quase tudo.

 Ainda não acho que Friday seja um filme muito bom.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: