A espiral da depressão acontece quando você basicamente entra em um ciclo negativo ou descendente
A espiral da depressão acontece quando você basicamente entra em um ciclo negativo ou descendente
Normalmente, o primeiro dia de um episódio depressivo não é um dia em que acontecem muitas coisas, você simplesmente não sente nada, não tem vontade de ir trabalhar, ir à escola, ver seus amigos, cuidar da sua casa
Você sabe como é o seu dia normalmente, mas não tem muita motivação para fazer essas coisas, você tem uma sensação de vazio, desmotivação, e seu funcionamento diário é realmente mínimo.
Então, nesse primeiro dia do episódio depressivo, você simplesmente não faz muita coisa porque está cansado, não consegue se concentrar, seu cérebro simplesmente não está funcionando direito e tudo parece 10 vezes mais difícil do que o normal.
Você simplesmente diz: “sabe, hoje é um dia perdido, né?”
E então o problema, onde a espiral começa, é que você acorda no dia seguinte já com esse impulso acumulado.
Você acorda no dia seguinte relembrando o dia anterior, o dia em que talvez tivesse obrigações, responsabilidades, oportunidades ou chances de diversão ou conexão social e não aproveitou.
Você não foi capaz de aproveitá-las, você acorda e pensa “sou um perdedor, minha vida não está indo a lugar nenhum, estou perdendo meu tempo aqui”, em parte por causa dos eventos do dia anterior
E então o segundo dia do episódio muitas vezes parece pior do que o primeiro, porque você não só continua deprimido, mas agora não tem nada para recordar que o faça se sentir bem, e é aí que a espiral começa.
Os episódios depressivos geralmente começam com nada mais do que um ou dois dias ruins. Não nos sentimos nós mesmos, então não nos envolvemos em nossas atividades normais. Depois de alguns dias apenas “sobrevivendo”, nossa percepção de nós mesmos começa a mudar.
Achamos mais difícil manter os pensamentos e sentimentos negativos afastados, pois as evidências contra a vergonha e a sensação de inutilidade parecem cada vez mais distantes. Começamos a nos alinhar com as crenças impostas por nossos pensamentos depressivos, e cada dia parece um pouco mais sombrio e um pouco mais pesado.
Essa é a espiral da depressão.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário