BTS e as diferentes personalidades

*Todos os textos são baseados em teorias psicanalíticas devido ao fato do BTS utilizar tal teoria como abordagem central para a criação dos álbuns.  

Todo mundo tem personalidades diferentes, existe uma razão 

 A personalidade, assim como as características físicas, também podem ser vistas como algo para se adaptar ao ambiente. Cada personalidade tem seus próprios pontos fortes e fracos, e nenhuma personalidade é vantajosa ou desvantajosa em todas as situações. Por exemplo, uma pessoa simpatiza bem com as emoções das outras pessoas e é boa em se adaptar ao humor, embora as pessoas gostem dele e seja bom em fazer amigos, ele sofre alterações severas de humor e tem dificuldade de se concentrar em uma coisa. E se você tiver uma personalidade competitiva? Numa sociedade altamente competitiva como a nossa, seria fácil adaptar-se e ter sucesso, Mas seria muito frustrante viver num pais como o norte da Europa ou a Mongólia que não valoriza a competição como algo importante. 

 Claro, existem aspectos da sua personalidade que mudam dependendo da atmosfera circundante. Em outras palavras, é verdade que as pessoas tendem a ser mais competitivas numa sociedade competitiva. No entanto, basicamente, a tendência de gostar de competição e a capacidade de ter empatia fazem parte da personalidade, e a personalidade é influenciada pelo ambiente. A psicologia da personalidade revelou que muito do que nascemos é genético e nao influenciado.

 No entanto, uma sociedade competitiva não significa necessariamente que seja vantajosa. A competição não tem apenas um lado positivo, mas também um lado negativo, e é fácil perder o senso de equilíbrio e ficar preso nele. Numa sociedade altamente competitiva como a nossa, se você não gosta de competição, pode ser vantajoso ter uma personalidade pouco competitiva e que não seja particularmente afetada pela atmosfera. Pessoas com um nível médio de competitividade provavelmente serão apanhadas e esgotadas. As pessoas que não são muito competitivas tem a vantagem de viver felizes na sociedade ferozmente competitiva de hoje, porque se concentram apenas no seu próximo trabalho, sem se preocuparem com os outros. 

Mas e se houver apenas pessoas que não são competitivas? Existe desenvolvimento e mudança nesse mundo? Você poderia pensar que se existissem pessoas sinceras e gananciosas, o mundo funcionaria bem por conta própria mas não é o caso. Em uma situação de extrema que é difícil de abortar, para ajudar pessoas ou preparar-se para grandes crises repentinas, como acidentes, são necessárias várias organizações, sistemas e tecnologias. O que desempenhou um grande papel no desenvolvimento destas coisas até o que são hoje foram as pessoas que tem a vontade de fazer qualquer coisa melhor do que as outras (ou seja, um espirito competitivo). Pelo contrario, e se existissem apenas pessoas assim? Sem ninguém para sentar calmamente em segundo plano e cuidar das pequenas coisas e terminá-las, tudo ficaria uma bagunça.

 O resultado final é que não importa com o que você nasceu, cada pessoa tem um trabalho a fazer; pessoas nascidas com constituições e tendências diferentes podem viver vidas mais ricas e coloridas num ambiente mais amplo, partilhando os pontos fortes uns dos outros e complementando os pontos fracos uns dos outros. A razão pela qual todo mundo nasce diferente é porque isso é viver, ajudar uns aos outros  em situações difíceis.

Por mais forte que seja a sua constituição e as suas boas condições, nem uma única pessoa consegue resolver sozinha todas as situações que encontra ao longo da vida. Por outro lado, por mais que você tente se achar inadequado em relação aos outros, uma pessoa que não possui pontos fortes que possam ajudar os outros não existe. É muito importante ter clareza sobre esse fato. Isso porque não é apenas o segredo para se dar bem com outras pessoas, mas também desempenha um papel muito importante para viver uma vida feliz.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: