BTS, a relação entre Demian e a psicologia jungiana

*Todos os textos são baseados em teorias psicanalíticas devido ao fato do BTS utilizar tal teoria como abordagem central para a criação dos álbuns.  

 A relação entre Demian e a psicologia jungiana 

 A sinopse de Demian é aproximadamente o seguinte: o personagem principal, um menino chamado Emile Sinclair, atravessa a puberdade e é intimidado por um mau amigo ''Kromer''. Neste momento, ele conhece um veterano chamado ''Demian'' e recebe ajuda. Sinclair disse que quando esta passando por momentos difíceis, seguia Demian como seu mentor, que dava apoio e o orientava para ver um novo mundo. Os dois se encontram e se separam diversas vezes em suas vidas, mas Sinclair nunca esquece as lições que Demian lhe deu e continua a se preocupar em encontrar sua própria identidade e seu verdadeiro amor. Então ele conhece a mãe de Demian, madame Eva e se apaixona. Mais tarde, enquanto Sinclair estava ferido no campo de batalha e a beira da morte, ele percebeu que Demian estava em seu coração.

 Embora este romance contenha muitas lições filosóficas, a configuração geral do personagem segue a teoria da estrutura do ego de Jung. O personagem principal, Sinclair simboliza o ''ego'', isto é, o ''eu consciente'' que normalmente consideramos nós mesmos. Do protagonista Demian, o mentor simboliza o 'eu', ou seja, o verdadeiro eu que deve ser completado pela compreensão e integração das inúmeras peças de mim espalhadas no inconsciente. A amada lady Eva de Sinclair simboliza a anima/animus, que na verdade, é a recuperação do meu tipo ideal.  Você deve se lembrar de mim dizendo que é uma parte de mim que deseja ser amada. Como Demian era o verdadeiro eu que Sinclair procurava, a mãe de Demian, ou madame Eva, era a versão feminina de Demian, e tornou-se o tipo ideal de Sinclair.

 Porém, há um personagem importante aqui, embora ele não tenha muito tempo de tela. Este é Kromer, um mau amigo que aparece no início e assedia o protagonista. O que Kromer simboliza é a ''shadow''. A escuridão do meu coração, a coisa que mais odeio e com qual tenho dificuldade de lidar. Uma parte de mim. Embora Kromer seja um 'vilão', ele é a primeira pessoa a conhecer Demian. Então pode ser considerado um personagem muito importante. Esta é uma historia significativa. Na verdade a jornada para encontrar meu verdadeiro eu começa com um encontro com essa sombra. Porque muitas vezes começa vendo que a shadow me incomoda, então não tenho escolha a não ser encontrar uma solução e então descubro que o problema esta na minha mente. 

 Há muitas maneira pelas quais a shadow pode me atormentar. O caso mais comum é quando uma sombra é projetada para fora e uma pessoa chata ou desagradável continua aparecendo sem motivo aparente. Ou eu mesmo tenho sentimentos ou ações indesejadas, eles podem surgir repentinamente e causar problemas as pessoas ao seu redor. Mesmo sabendo que não deveria, as vezes me sinto atraído por coisas ou pessoas ruins. Nesse caso, você pode acabar se odiando. 


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: