BTS, a psicologia da motivação e teoria do estágio de necessidades

Psicologia da motivação e teoria do estágio de necessidade 

 As necessidades das pessoas são muito diversas e as prioridades de cada pessoa são diferentes. No entanto, como humanos, geralmente existe uma prioridade comum de desejos. Por exemplo, as necessidades de uma pessoa que tem ''sede de amor'' e de uma pessoa que tem muita sede a ponto de morrer por não poder beber agua são as mesmas. Não pode ser visto como um nível. Não importa o quão desesperadamente apaixonado você esteja, se você os trancar por alguns dias e não lhes dar água, eles perguntarão ''você prefere escolher o amor ou a água?'' se eu fosse forçado, provavelmente escolheria água, isso ocorre porque o desejo de viver é um desejo que supera tudo. 

 Abraham H. Maslow (1908-1970, EUA), um estudioso que obteve importantes conquistas no campo da psicologia motivacional, dividiu diversas necessidades humanas em cinco níveis. Ele explicou que as necessidades devem primeiro ser atendidas antes de passar para a próxima etapa.

 Os cinco estágios estão na seguinte ordem: 1. necessidades fisiológicas - 2. necessidades de segurança - 3. necessidades de afeto e pertencimento - 4. necessidades de estima - 5. necessidades de autorealização. 

 Esta teoria dos ''5 níveis de necessidades humanas de Maslow'' também pode ser explicada usando a psicologia do desenvolvimento que examinamos anteriormente. Um bebê recém nascido só quer comer e dormir. Uma criança que cresce um pouco mais começa a ficar mais tímida, e ao serem separados da mãe ficam ansiosos e aprendem a evitar situações que parecem perigosas. Desenvolvem-se necessidades de segurança nível 2. Este é um desejo que também pode ser observado nos animais. 

 Depois, a medida que a criança cresce e consegue se comunicar, ela quer receber atenção e amor dos outros, e pode até ficar de mau humor se a resposta não for satisfatória. A terceira etapa é a necessidade de carinho e pertencimento e, neste momento, os adultos olham para a criança e dizem ''agora você finalmente se tornou um ser humano''. Depois disso, o desejo de nível 4, de receber reconhecimento e respeito além do amor e da atenção e o desejo de nível 5, de encontrar o seu verdadeiro eu começam a se desenvolver seriamente na adolescência 

Mas o problema aqui é que mesmo que você passe para um nível de desejo mais elevado, o nível anterior de desejo permanecerá para sempre.

 A questão é que não está completamente resolvido. Só porque você é uma pessoa que se realizou muito bem hoje, não significa que você não precise comer amanhã. Além disso, um estudioso chamado Alderfer, que desenvolveu ainda mais a teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, disse que se uma pessoa não satisfazer as necessidades do nível superior, ela passará para o nível inferior. Foi apontado que ficamos mais obcecados com nossos desejos. Acima de tudo, o problema não é simples porque as relações com os outros estão em jogo a partir de necessidades de nível 3, que só humanos tem. 

 Assim mesmo os adultos que recebem muito respeito da sociedade e que parecem ter conseguido tudo o que desejam, podem, na verdade, sofrer de sede de amor, bastante. É por isso que as histórias de amor são o maior interesse da humanidade.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Em vez de “isso foi muito estúpido da minha parte”, tente “não gostei da maneira como lidei com isso, acho que tentarei uma abordagem diferente da próxima vez”