Como distinguir entre sintomas e realidade:
Como distinguir entre sintomas e realidade:
Algo que pode ser realmente confuso, especialmente no início da sua jornada de saúde mental, é que os sintomas das condições de saúde mental não são necessariamente diferentes dos eventos da vida. É fácil pensar que eles seriam fáceis de identificar.
É fácil pensar que, se você estivesse tendo um episódio depressivo, um ataque de pânico, um episódio maníaco, uma ilusão ou um flashback, haveria algum tipo de sinal ou gatilho para indicar que se trata obviamente de um sintoma de saúde mental e não de algo que está realmente acontecendo na sua vida.
Mas, na verdade, não há nada disso, e estar deprimido é apenas a sensação de que algo terrível aconteceu. Ter um ataque de pânico é como se você estivesse passando por uma crise e, muitas vezes, você não consegue perceber que está tendo um problema de saúde mental.
Se isso é algo que você experimenta com frequência, uma pergunta útil para se acostumar a fazer a si mesmo é: “Alguma coisa realmente mudou? Alguma coisa realmente mudou na minha vida?”
E se a resposta for não, isso geralmente é um sinal de que se trata de um sintoma.
Nem sempre é tão fácil quanto deveria ser, mas essa pergunta pode realmente ajudar.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário