Os benefícios de ser “rotulado”
Os benefícios de ser “rotulado”
Sei que algumas pessoas não gostam da ideia de serem rotuladas com uma condição de saúde mental e eu entendo isso, não quero parecer arrogante, mas acho que os rótulos são realmente muito importantes porque, se você pensar bem, se você pode ser rotulado com algo que lhe diz algumas coisas e outras pessoas no mundo estão passando pela mesma coisa
Isso não é apenas um problema estranho e idiossincrático seu, é um problema que tem um nome. Se tem um nome, significa que outras pessoas lidam com isso, significa que é um problema que foi estudado, significa que cientistas, profissionais e pessoas com doutorado estão analisando isso e tentando descobrir o que é, por que isso acontece, o que causa isso, o que podemos fazer a respeito, e essa última parte talvez seja a mais importante, porque se você tem uma condição com um nome, isso quase significa que você tem uma condição com um tratamento.
Não necessariamente uma cura, mas um tratamento.
Entendo que muitas pessoas não gostam da ideia de “rótulos”. Às vezes, eles simplificam demais uma série complexa de experiências e dificuldades. Pode parecer que alguém está tentando reduzir toda uma vida de experiências a uma única categoria de diagnóstico.
Mas acredito que os rótulos ajudam mais do que prejudicam. Os rótulos podem dar esperança. Eles permitem que você saiba que não é a única pessoa que se sente assim. Eles mostram que outras pessoas estudaram isso e sabem como tratar. Eles facilitam encontrar pessoas que entendem você.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário