Se você acredita em algo com todo o seu coração, isso significa apenas que já ouviu isso muitas vezes antes
Se você acredita em algo com todo o seu coração, isso significa apenas que já ouviu isso muitas vezes antes
A força de uma crença não mede a precisão da crença. Ela mede apenas o número de vezes que você foi exposto a essa crença.
Se você só se lembrasse de uma coisa que eu já disse, acho que eu gostaria que fosse essa. Ela tem o poder de transformar tudo.
Ser um ser humano tem uma curva de aprendizado acentuada. Nossa sociedade, nossos relacionamentos e nossa linguagem são muito mais complexos do que os de outros mamíferos.
Para acelerar sua progressão nessa curva de aprendizado, você foi programado para aprender antes de ser capaz de praticar o discernimento. Seu cérebro absorve tudo o que ouve e considera cada repetição de uma ideia uma validação adicional da verdade.
Esse sistema o deixa muito vulnerável. A única construção que pode protegê-lo de informações errôneas prejudiciais sobre si mesmo ou sobre o mundo em geral são os adultos que o cercam, e eles nem sempre fazem seu trabalho corretamente. Às vezes, eles são a fonte da desinformação.
Substituir as inverdades prejudiciais é um processo longo e árduo, mas entender o conceito é o primeiro passo; o que você “sabe” ser verdade em seu coração nada mais é do que uma coleção das ideias que você ouviu com mais frequência, com forte preconceito em relação às ideias que você ouviu antes de desenvolver o pensamento crítico. Não se deixe enganar pensando que “sentir” que algo é verdadeiro tem algum significado além disso.
Sua mente pertence a você. Ela é sua para ser cultivada.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário