BTS, a música O!RUL8,2? e os conselhos de RM para deixarmos de viver no automático, uma análise pelo olhar da psicologia
BTS, a música O!RUL8,2? e os conselhos de RM para deixarmos de viver no automático, uma análise pelo olhar da psicologia
Não é surpresa nenhuma que as letras das musicas do BTS possuem significados profundos, todo o fã que já parou para observar, entendeu esse fato. Desde o princípio, sob a forte influência dos gêneros hip-hop e rap, o grupo demarca a posição política de suas músicas.
Suas letras tratam sobre formas de rebeldia contra as expectativas da sociedade sul coreana sobre a juventude, bem como da relação entre as escolhas dos pais e os sonhos da geração atual, relacionamentos entre outros assuntos.
Mas não é sempre que as pessoas ficam atentas aos significados que essas letras possuem, ou as vezes até esquecemos desses significados, mas estou aqui para trazer um pouco mais sobre isso do ponto de vista psicológico. Para começar, voltamos à introdução do EP de 2013 do BTS O!RUL8,2?. Logo no início da música, RM traz as seguintes falas:
''Nada dura para sempre
Você só vive uma vez
Então viva a sua vida
Não a vida dos outros
Arrisque-se e nunca se arrependa
Nunca''
Com esse trecho, a música está nos desafiando a fazer uma autocrítica, olhar para dentro de nós mesmos e nos perguntar o que queremos de nossas vidas. Ele traz isso pois é notável que dificilmente as pessoas tiram um tempo para pensar sobre tudo que está ao seu redor, é quase como dizer que estamos cegos para a vida e tudo pode estar escapando através dos nossos dedos por não estarmos prestando atenção. Em um dos trechos seguintes e mais marcantes da música a letra traz o seguinte questionamento:
''Meu pai me disse
Para aproveitar a vida
Eu quero perguntar ao meu pai
Você aproveitou sua vida?
Porque o natural vira antinatural
E porque o antinatural vira natural?
Porque eu não estou na minha vida
E sim vivendo a vida de outra pessoa?
Isso é real
Isso não é aposta ou jogo
Nós temos apenas uma vida
Para quem você está vivendo?''
Nesta parte da letra, retoma-se novamente a visão de que precisamos estar no controle das nossas próprias vivencias e viver o que nós queremos viver e não que foi ou está sendo imposto por outras pessoas que na maioria das vezes, não sabem e não entendem quais são os nossos verdadeiros sonhos e motivações. Com a melodia e a letra mencionando uma espécie de aviso médico ao final da música, RM nos faz pensar em como não devemos tomar nosso tempo levianamente e logo nos aconselha:
"Nunca é tarde demais para o que você quer fazer. Então, se você está atrasado, que esse seja o seu alerta!''
Fique atento as letras, muitas vezes os conselhos trazidos pelos meninos não estão necessariamente explícitos. Espero que tenha gostado do conteúdo, me acompanhe aqui e veja diversos conteúdos relacionados aos nossos meninos :)
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário