BTS, Map Of The Soul, a música Make It Right e a jornada pela psique
A música seguinte é “Make it right”. O MV desta é particularmente interessante. É, na maior parte do tempo, uma animação retratando a jornada de um rapaz que passa por cenários e circunstâncias desafiadoras e difíceis, mas que prossegue devido ao apoio e à existência, uma vez mais, dessa figura feminina. É claro que “Make it right” se destina a ARMYs, que tem sido um com o BTS por meio de tudo o que já enfrentaram. Além disso, tanto a letra como o MV carregam muitas referências à obra “The Hero’s Journey” (A Jornada do Herói), de Josh Campbell — também muito recorrente em relação ao Bangtan Universe.
Analisando a música e o vídeo sob a psicologia jungiana, o personagem está passando por um momento de luta e angústia em meio à sua jornada — no caso, a jornada para o seu interior. Diante disso, aparece a figura feminina. Nós descobrimos a nossa alma também em outros e através de outros. Por isso, o que é interior e o que é exterior acabam meio misturados e conectados — como vemos, por exemplo, na animação, na qual a figura feminina está, ao mesmo tempo, fora do personagem (representando ARMYs, por exemplo) e com/dentro/sobre ele (como quando ela se transforma numa capa para protegê-lo).
Assim, “Make it right” é mais uma música fascinante sobre essa jornada na qual podemos embarcar pela psique. Por isso, Namjoon diz em um de seus versos: ”Me deixe abrir agora esse mapa, esse mapa que é você''. Estamos prosseguindo para desvendar o mapa de um território inacreditável: a alma.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário