BTS, as músicas No More Dream, N.O, Boy In Luv e War of Hormone

 De acordo com a psicologia do desenvolvimento, o cérebro do adolescente está atualmente em construção. Devido a esse motivo, é interessante observar todo o processo criativo do BTS já que os mesmos estavam no meio/fim da adolescência.

 Os primeiros álbuns lançados pelo BTS que estrearam em 2013 até o ano seguinte são chamados de ''School Trilogy''. Isso porque contém preocupações e interesses na perspectiva dos adolescentes. Os temas das letras das séries escolares podem ser amplamente divididos em duas categorias ''No More Dream'' e ''N.O''.

''O mesmo dia entediante, os dias só se repetem
Adultos e pais
Injetam um sonho preso em moldes
Profissão dos sonhos número um... funcionário público?
Isso não é um sonho forçado
Mas sim um nono lançador cansado'' 
-NO MORE DREAM 

''Os adultos falam pra mim
Que as dificuldades são apenas momentâneas
Dizem para eu aguentar mais um pouco
Para fazer isso mais tarde''
-N.O

 As preocupações com os próprios sonhos e o interesse e gosto pelas pessoas são discutidos em ''Boy In Luv'' e ''War Of Hormone''. Este é um tópico comum no mercado musical de idols, que geralmente tem como alvo os fãs adolescentes. No entanto, na época de estreia, eles estavam no final da adolescência.

''Você me deixa tão irritado, rabugento e chorão sem motivo
Estou falando sério, mas fico arrumando brigas com você que nem um otário
Porque eu me importo tanto com você? Você me faz agir como uma grande criança''
- BOY IN LUV

''Você não é minha, mas você é a melhor
Meu corpo se contorce quando eu te vejo
Eu quero me aproximar
Mas você é linda demais''
-WAR OF HORMONE

 Esses são tópicos significativos, pois foram expressos diretamente pelos membros do BTS que acabaram de sair da adolescência, não importa quão diferente os tempos sejam, as preocupações são as mesmas para todos, não apenas a adolescência, mas também a idade que vai do nascimento até a vida adulta e a morte. O que acontece quando crescemos é semelhante para todos, embora cada pessoa tenha personalidade e circunstancias diferentes. O ramo da psicologia que estuda isso é chamado de ''psicologia do desenvolvimento'' 

 A adolescência segundo a psicologia do desenvolvimento ocorre dos 11 aos 20 anos e é um período muito importante da vida. É também chamado de ''segundo período de nascimento''. O corpo humano é o que mais muda desde o nascimento até os 3 anos de idade. Em seguida as maiores mudanças vem a adolescência. As pessoas crescem e aparecem características sexuais secundárias.

 Mas o que é mais problemático é a mudança que ocorre na mente. As características psicológicas da adolescência segundo a psicologia do desenvolvimento são as seguintes: 

1 - ser capaz de pensar de forma abstrata e logica; 

2 - aparecer um forte egocentrismo característico da adolescência; 

3 - estabele-se a autoidentidade - se torna algo importante; 

4 - a influencia de pessoas de um grupo ao seu redor, aumenta .

 A primeira vista essas características parecem incoerentes, o número 1 significa que se você se aprofundou em seus pensamentos, mas o número 2 significa que você se tornou mais egocêntrico, o número 3 significa que você deseja encontrar algo especial que seja exclusivo para você, mas o número 4 significa que as opiniões e padrões de seus amigos são importantes. 

 Nós falamos, na realidade, a mentalidade de um adolescente é incrivelmente complexa e cheia de altos e baixos, é por isso que surgiram palavras como ''período de vendaval e fúria'' e ''rebelião sem causa''.

 No entanto, as causas desse fenômeno foram recentemente comprovadas cientificamente através da ciência do cérebro. A neurociência teve grande influência no desenvolvimento da psicologia, todos os movimentos da mente ocorrem, na verdade, no cérebro. No passado você não tinha escolha a não ser adivinhar os sentimentos das pessoas observando suas ações. Hoje em dia, com o desenvolvimento da tecnologia científica e da imagem médica, é possível observar diretamente o funcionamento do cérebro, então, o que acontece no cérebro de um adolescente? 

O cérebro humano é composto de varias partes, e cada parte tem uma função principal diferente, e como outras partes do corpo, continua a se desenvolver e crescer desde o nascimento até a idade adulta. 

 O problema é que cada parte do cérebro não se desenvolve no mesmo ritmo, assim, o estado de perda de equilíbrio continuara a aparecer até que o crescimento completo seja concluído. Em particular, a adolescência é o período em que ocorrem mais alterações no cérebro, exceto imediatamente após o nascimento. Resumidamente, o cérebro dos adolescentes está ''em construção''.

 Vamos dar uma olhada mais de perto no canteiro de obras do cérebro durante a adolescência. Existe uma parte do cérebro chamada ''sistema límbico'' que é responsável pelas emoções e motivação (o que nos move). Além disso, envolve regular e controlar essas emoções e motivações para lidar com elas de forma racional. Existe também uma parte chamada ''lobo frontal''. O motivo pela qual os humanos possuem a razão, ao contrário de outros animais, é porque este lobo frontal é especialmente desenvolvido, ambas as áreas crescem rapidamente durante a adolescência. 

 O problema é que a velocidade de desenvolvimento do lobo frontal não consegue acompanhar a velocidade de desenvolvimento do sistema límbico. Embora o sistema límbico esteja quase completo durante a adolescência, o lobo frontal nao está completo até meados dos 20 anos. Além disso, a parte que liga o sistema límbico ao lobo frontal esta em construção durante a adolescência 

 Em suma, durante a adolescência, as emoções crescem muito mais rápido que a razão, e as emoções e função que liga os sexos é instável. É por isso que as ondas emocionais são fortes e as ações impulsivas são inevitáveis. 


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Em vez de “isso foi muito estúpido da minha parte”, tente “não gostei da maneira como lidei com isso, acho que tentarei uma abordagem diferente da próxima vez”