BTS e a armadilha da persona
*Todos os textos são baseados em teorias psicanalíticas devido ao fato do BTS utilizar tal teoria como abordagem central para a criação dos álbuns.
A armadilha da persona, quem sou eu realmente?
Um problema mais sério vem de não ser capaz de distinguir sua personalidade de seu verdadeiro eu. Para desempenhar bem um papel natural, todos não tem escolha a não ser suprimir e esconder até certo ponto seus sentimentos e desejos internos. No entanto, se você acredita que sua persona é você mesmo, seu verdadeiro eu oculto, você esquece sua mente.
Pessoas que valorizam a avaliação dos outros são especialmente propensas a cair nessa armadilha quando sua persona é bem sucedida, ou seja, quando são reconhecidas por desempenharem bem seu papel.
Cada um tem sua própria versão de quem deseja ser. Em muitos casos, o esforço para se tornar assim leva ao crescimento e ao desenvolvimento da pessoa. O problema é que minha verdadeira existência pode ser diferente disso. Não importa quanto amor e elogios minha máscara receba, a verdadeira coisa por trás da máscara, se não receber cuidado e reconhecimento suficientes, fica murcho e doente. Um papel é apenas um papel e um dia terminará.
Quando a peça terminar ''elogie-me por completar bem a apresentação''. Deveríamos tirar as máscaras com o coração orgulhoso, mas, na realidade, muitas vezes não conseguimos fazer isso. Se você recebeu muito amor e reconhecimento no palco e se esforçou muito para atuar bem, quanto mais você fizer isso, maior será a probabilidade de cair em sentimentos de vazio e depressão no momento em que sair do palco e tirar a máscara. 'Será que eu, que tirei a máscara, ou que terei que usar uma máscara diferente e desempenhar um papel diferente no futuro, poderei receber tanto amor e reconhecimento novamente?' pode ser por causa de preocupações, não por ação. Talvez seja porque já faz tanto tempo desde que vivi como eu realmente sou, que isso parece estranho. Pode ser difícil porque você dá tudo de si para atuar e fica desajeitado em outras coisas.
Claro que teria sido difícil me dedicar ao papel, mas naquele momento eu poderia apenas focar nele e não pensar em mais nada. Porém, no momento em que o papel termina, em vez de se sentir confortável, você tem um ''colapso mental''. Então quando olho em volta, vejo que depois de uma vida profissional difícil e do dever de constituir família muitos pais sofrem de depressão e letargia quando deveriam aproveitar a vida após a aposentadoria.
Ou algumas pessoas experimentam repentinamente esses sintomas quando estão desempenhando bem sua função, devido a ansiedade que surge pelo fato de que uma função não é permanentemente e um dia terminara. O verdadeiro eu por trás da máscara diz: ''não se arrependa depois, cuide desse lado com antecedência também'' e envie, é como um sinal de alerta.
Qualquer pessoa pode enfrentar problemas causados por essa persona, mas celebridades cujo trabalho envolve realmente atuar no palco os vivenciam com mais severidade e frequência. O BTS também colocou sentimentos honestos em suas musicas 'o eu que me lembro e as pessoas conhecem, o eu que criei para expressar meu eu, o eu que eu quero ser, o eu que as pessoas querem, o eu que você ama, o eu que crio, o eu que sorri as vezes, o eu que choro', essa é a primeira música da serie MAP OF THE SOUL-PERSONA. A letra canta sobre sentir-se confuso e ansioso devido as inúmeras máscaras.
Em particular, como a nossa sociedade conta com uma forte cultura coletivista, todos, mesmo as não celebridades, tem uma forte obsessão pela persona. Portanto, há muitas pessoas que tentam confirmar sua existência apenas por meio de aparências externas, como notas, formação acadêmica, emprego, bens e aparência.
Gasto toda a minha energia em comparações e competições intermináveis por uma persona que não pode durar para sempre, então não tenho tempo para descobrir que tipo de personalidade eu tenho, como são minhas emoções e minha mente, e o que eu realmente quero e preciso. Então o papel parou quando tudo acaba, ou não cumpri meu papel perfeitamente, ou parei porque fiquei sem forças, me deparo com meu eu interior vazio e caio em uma sensação de vazio e autodestruição.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário