BTS e a armadilha das shadows

*Todos os textos são baseados em teorias psicanalíticas devido ao fato do BTS utilizar tal teoria como abordagem central para a criação dos álbuns.  

A armadilha das shadows

 Dr. Jekyll desenvolve uma droga que separa a dualidade na mente humana e a testa em si mesmo. Como resultado, o Dr. Jekyll, que tem uma grande personalidade e é respeitado por todos, se transforma no cruel e violento Dr. Jekyll se transforma em Hyde todas as noites e faz todo tipo de coisa. Ele anda cometendo crimes, mas ninguém consegue imaginar sua verdadeira identidade. Dr. Jekyll logo percebe os perigos de Hyde, mas não consegue parar de tomar a droga, ''fiquei viciado na emoção de liberar meus desejos reprimidos''. Hyde fica cada vez mais fora de controle em eventualmente, domina a personalidade do Dr. Jekyll.

 Desta forma, ''Dr, Jekyll e Hyde'' é uma história sobre sombras e a dupla personalidade que delas resulta. O final do século XIX, quando este romance foi publicado, era uma época em que o poder e a importância do inconsciente estavam apenas começando a ser revelados. Logo depois, Freud propôs um tratamento para doenças mentais através do inconsciente. Essa foi uma descoberta muito importante. Antes de o inconsciente ser conhecido, as pessoas atribuíam esse fenômeno a fantasmas e espíritos malignos. No entanto, embora a ciência tenha avançado tremendamente, não é fácil lidar bem com as shadows. ''Porque diabos eu sou assim? Eu realmente sinto que estou possuído por um fantasma'' todo mundo tem essa experiência. 

 A armadilha mais comum em que caímos devido as nossas shadows, mesmo que não seja uma dupla personalidade ou uma possessão demoníaca, é a 'projeção'. A projeção foi brevemente explicada e anima/animus.  Através de outras pessoas, posso me ver escondido dentro de mim, o fenômeno de descobrir e reagir a algo é chamado de projeção. Anima/animus é algo que anseio e quero realizar. 

 Então, quando você vê outra pessoa com essas características, você gosta dela e se sente atraído por ela. Por outro lado, a shadow é o aspecto que não gosto e quero evitar, por isso quando descubro tais características em alguém me sinto incomodado e não gosto dessa pessoa. 

Uma pessoa de quem não gosto sem motivo, uma projeção da minha sombra 

 No entanto, como as shadows são mais invisíveis do que qualquer outra coisa, é muito difícil perceber claramente esse processo. Na vida, todos nós conhecemos pessoas de quem não gostamos, mas mais do que alguém de quem não gostamos porque nos fizeram algo errado, não aconteceu nada em particular e dizemos: 'simplesmente não gosto disso'. Certamente será mais difícil e desconfortável para alguém de quem você sente que de alguma forma não gosta ou não gosta sem motivo. Mas eles significam muito mais para o meu coração. Porque pode ser um espelho que mostra a identidade da minha ''shadow''.

 Se você olhar com atenção, provavelmente encontrará características semelhantes que as pessoas de quem você não gosta sem nenhum motivo específico. Há uma grande probabilidade de que essa seja a minha ''shadow'', ou seja, a parte de mim que odeio. Por exemplo, se um amigo que parece particularmente orgulhoso e irritante, a verdade é que você é orgulhoso. Mas provavelmente é porque você esta suprimindo a vontade de fingir que não é. Pessoas que tem pouca intenção de se exibir não ficarão particularmente incomodadas, mesmo que vejam tal pessoa e apenas digam: 'acho que sim'. Vivo expressando de forma relativamente honesta meu desejo de me exibir. As pessoas também não ficam ofendidas quando alguém se exibe.

 Todo mundo tem um pouco de vontade de se exibir, e são muitos os casos em que esse sentimento se revela. Se eu não resolver o problema da 'shadow' em minha mente, serei difícil para mim mesmo por motivos triviais ou meus relacionamentos com os outros continuarão a deteriorar-se. O estresse é na verdade minha shadow dizendo: ''olhe para mim por favor, observe e me aceite'', seria bom ver isso como um sinal sendo enviado. 


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: