BTS e a busca pela própria identidade
*Todos os textos são baseados em teorias psicanalíticas devido ao fato do BTS utilizar tal teoria como abordagem central para a criação dos álbuns.
Torne-se quem você é
A minoria das coisas que possuo (personalidade, aparência, talentos, formação etc) são algo com que nasci e não algo que escolho. Pode haver coisas que você não gosta e deseja mudar mas nem sempre as coisas acontecem do seu jeito. Mesmo que você não goste necessariamente de tudo em mim, precisa ter a crença de que sou um ser necessário neste mundo e só então você poderá me aceitar e me amar como eu sou. Só então poderemos compartilhar o amor verdadeiro com os outros e viver uma vida feliz e equilibrada.
De acordo com a teoria de Carl Jung o EGO, o eu consciente que geralmente considero apenas eu tem muitos aspectos complexos que conhecemos até agora, como PERSONA, SHADOW, COMPLEXO e ANIMA/ANIMUS escondidos no inconsciente. Olhe para o mundo e veja cada aspecto dele como parte de mim. Através do processo de reconhecimento e aceitação, você pode se tornar o seu verdadeiro eu, ou seja, o seu ''eu''. isto é chamado de auto integração ou auto realização, ambos termos comumente usados na psicologia e na vida cotidiana. Mas Jung chamou especificamente de individualização. Literalmente o meu aperfeiçoamento de caráter.
Significa encontrar minha individualidade. Não se trata de seguir o estilo de outra pessoa ou de me enquadrar nos padrões ou estruturas do mundo.
Esse processo também reflete totalmente nas musicas do BTS. Uma música do álbum WINGS que retrata uma mente confusa enfrentando a própria sombra pela primeira vez - REFLECTION - na música ele se culpa e se odeia, mas canta sobre sua esperança de amar a si mesmo (''eu sou todos os meus seres'') 'a alegria e tristeza, gostos e desgostos, em relação a mim se reptem todos os dias') prenunciou o tema futuro.
Posteriormente, após passar pela dor causada pelo amor cego, percebesse que reconhecer e amar a si mesmo é a condição do amor verdadeiro ('LOVE YOURSELF) e explora mais profundamente o seu eu interior ('MAP OF THE SOUL'). Finalmente a alegria da auto integração e da individualização.
'Eu finalmente percebi o quão precioso é a minha alma brilhante, então eu me amo. Mesmo que falte um pouco, ainda é tão lindo' -EPIPHANY- estas são as letras. Acho que muitos amigos próximos procuraram o significado da palavra epifania por causa dessa música. É uma palavra não muito usada a vida cotidiana mas quando traduzida para o coreano também é chamado de ''manifestação divina'' isto também é difícil. Para explicar o seu significado, é como uma experiência misteriosa que ocorre inesperadamente na vida cotidiana. Isso inclui ouvir repentinamente a voz de deus um dia ou obter iluminação. Significa que amar a si mesmo como você é é uma benção milagrosa.
'Não importa o que mais você diga, eu não me importo. Tenho orgulho disso, estou livre. Chega de ironia porque eu sempre fui eu' música título do álbum MAP OF THE SOUL, PERSONA. Na letra ''você é um idol?'' A determinação do BTS em seguir o próprio caminho não mais preso a dicotomia ''você é um artista?'' é claramente revelada. Embora não exista nenhuma lei que impeça os idols de se tornarem artistas e não exista nenhuma lei que impeça os artistas de se tornarem idols, esses estereótipos tem causado preocupação a muito músicos a muito tempo.
Além disso, dividimos o mundo por vários critérios mas isso apenas para facilitar a compreensão. Porém como nem tudo no mundo é criado de acordo com um molde, sempre há peças que nao cabem e os padrões estão fadados a mudar continuamente. Por isso o BTS mostra claramente que a verdadeira liberdade e confiança surgem quando você vive como você mesmo em vez de ser forçar a se ajustar nos moldes e padrões do mundo.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário