Lembrete: todas as emoções vêm do mesmo lugar, e entorpecer as emoções desagradáveis entorpece igualmente as agradáveis

 Lembrete: todas as emoções vêm do mesmo lugar, e entorpecer as emoções desagradáveis entorpece igualmente as agradáveis 

 Já falei sobre isso antes, mas é um conceito importante que vale a pena ouvir duas vezes. Os mecanismos em sua mente que produzem tristeza, preocupação, medo, aversão a si mesmo, dúvida, arrependimento e vergonha são os mesmos mecanismos que produzem entusiasmo, orgulho, paz, amor e alegria.

 É neurologicamente impossível reduzir a experiência de emoções desagradáveis, mas manter a experiência de emoções agradáveis. Quando usamos técnicas de entorpecimento emocional, como drogas, álcool, distúrbios alimentares, automutilação, negação, repressão, compras e jogos de azar, não estamos apenas reduzindo nossa experiência das emoções desagradáveis; estamos reduzindo nossa experiência de TODAS as emoções. É por isso que, quando você usa esses mecanismos de enfrentamento, sua vida assume essa sensação de distanciamento e sonho; você se desconecta dos sentimentos que tornam as coisas reais.

 Entendo por que você sente que precisa se esconder às vezes. Só quero ter certeza de que você entende completamente o que está escolhendo nesses momentos. Você não pode simplesmente voltar para os momentos agradáveis; ou você está aqui para tudo e aproveita as ondas do agradável e do desagradável, ou você está desligado da sua vida e a observa acontecer do outro lado da janela do trem.

 Por um tempo, eu me desliguei da vida. Havia vantagens nisso, mas no geral me senti pior. Agora estou de volta e não me arrependo de minha decisão.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: