Você pode entender sem apoiar e pode apoiar sem entender

 Você pode entender sem apoiar e pode apoiar sem entender 

 Todos nós desejamos ser compreendidos. É muito fácil se sentir sozinho. Somos treinados para esconder, suprimir e negar nossas emoções “indesejáveis”, o que pode nos convencer completamente de que somos a única pessoa que sente o mesmo que nós.

 Por isso, tendemos a procurar pessoas que nos façam sentir compreendidos. Procuramos aqueles que parecem “iguais a nós” de alguma forma tangível.

  E não me entenda mal. Não estou negando a importância disso. Mas, às vezes, isso pode nos levar a armadilhas.

 O fato de alguém entender você não é garantia de que ele o apoiará de forma consistente. Na verdade, às vezes as pessoas entenderão partes de você que não gostam nelas mesmas e poderão usar esse entendimento para prejudicá-lo.

 Por outro lado, o fato de alguém não entender você de forma consistente não significa que não possa lhe dar apoio. 

 Na verdade, em alguns casos, é mais fácil apoiar aqueles que são um pouco diferentes de você, porque o que quer que esteja acontecendo com eles tem menos probabilidade de desencadear suas próprias dificuldades.

 Eu costumava procurar constantemente pessoas que pareciam “iguais” a mim. Eu estava cansado de me sentir sozinho e só queria encontrar alguém que entendesse. Isso nunca funcionou da maneira que eu esperava. Aprendi que não havia ninguém como eu. 

 A única pessoa que poderia realmente me “entender” da maneira que eu desejava era eu mesmo. Também aprendi que as pessoas mais parecidas comigo não eram necessariamente as que eu gostava.

 Encontrei o verdadeiro apoio quando parei de procurar compreensão e aceitei em minha vida pessoas que pareciam muito diferentes de mim. Se tiver que escolher entre alguém que é compreensivo, mas não me apoia de forma consistente, e alguém que não é compreensivo de forma consistente, mas me apoia, sempre escolherei a pessoa que me apoia. 

 E eu te incentivo a fazer o mesmo


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: