A qualidade do cuidado que você proporciona a si mesmo cria o “orçamento” para a sua capacidade de lidar efetivamente com os vários fatores de estresse que enfrenta em sua vida e de se recuperar deles.

 A qualidade do cuidado que você proporciona a si mesmo cria o “orçamento” para a sua capacidade de lidar efetivamente com os vários fatores de estresse que enfrenta em sua vida e de se recuperar deles.

 Uma trajetória insustentável ocorre quando as linhas que representam o estresse e o autocuidado estão em rota de colisão (ou já se cruzaram). 

 Nossa reação natural ao nos sentirmos sobrecarregados é entrar em uma espécie de modo de “funcionamento mínimo”, o que, infelizmente, significa fazer menos das coisas que nos sustentam. 

 Quanto mais estressados estamos, menos tempo, energia e atenção dedicamos a qualquer coisa que não seja os fatores estressantes, parece que é quando não podemos nos dar ao luxo de cuidar de nós mesmos, mas é quando mais precisamos disso 

 Quando essas linhas estiverem em um curso acelerado, invista cada momento livre em si mesmo, não importa o quão minúsculo possa parecer. Reduza o desperdício, não o autocuidado, corte tudo o que não lhe dê retorno ou sustento. 

 São os prazeres momentâneos que, uma vez terminados, fazem com que você não tenha mais tempo para eles, não o autocuidado.

 Nunca sacrifique o sono, nunca sacrifique a nutrição, nunca sacrifique o tempo com pessoas seguras e solidárias, nunca sacrifique suas saídas criativas, nunca sacrifique a atividade física, corte qualquer outra coisa antes de comprometer essas coisas. 

 Atividades como jogos, navegar nas mídias sociais e assistir a programas podem parecer mais prazerosas no momento do que qualquer uma das atividades que listei, mas elas não são elementos fundamentais do seu autocuidado, são bônus, passatempos divertidos para melhorar um dia já bom, não vão salvá-lo de uma trajetória insustentável e não são necessidades. 


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: