''Você não está se esforçando o suficiente''

 ''Você não está se esforçando o suficiente''

 ''Eu simplesmente não acho que você esteja realmente se esforçando''

 ''Você não está melhorando''

 ''Não vejo nenhuma melhora nos sintomas e, como posso ver dentro do seu cérebro e testemunhar o que você realmente está fazendo lá dentro, posso dizer que você não está se esforçando o suficiente''

 Uma das respostas mais comuns, com algumas variações, é que você não está se esforçando o suficiente. A ideia de que você pode encontrar alguém por uma hora a cada duas semanas ou mais e saber o quanto essa pessoa está se esforçando é estúpida. 

 Algumas pessoas precisam se esforçar muito mais para obter os mesmos resultados que outras pessoas. Um cérebro mentalmente saudável tem mais influência do que o cérebro de alguém com doença mental.

 Se eu tivesse 100 milhões de seguidores, poderia passar dois minutos fazendo um vídeo idiota, absolutamente sem sentido, e ele teria milhões de visualizações. 

 Se eu tivesse poucos seguidores, poderia passar horas e horas fazendo uma obra-prima e, pelo menos inicialmente, ela teria apenas algumas visualizações.

 Alguém que está lutando contra uma doença mental precisa se esforçar muito mais para alcançar os mesmos resultados. Então, se você está procurando alguém que não está melhorando, ou está melhorando muito lentamente, e sua conclusão é que essa pessoa não está se esforçando ou não está trabalhando, como você sabe disso?

 Digamos que você e eu estamos subindo uma montanha juntos e você está 800 metros à minha frente. O que você não sabe é que sua mochila pesa 13 kg e a minha pesa 136 kg. Para mim, para conseguir acompanhar seu ritmo, provavelmente terei que me esforçar três vezes mais do que você.

 Alguém que não teve experiência com doença mental não deve tentar julgar o esforço de alguém que está lutando ativamente contra uma doença mental. 

Você não pode testemunhar a luta interna de outra pessoa. Você pode ver o resultado dessa luta, mas esse resultado raramente conta toda a história.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Estabelecer e manter limites em duas etapas simples: