Como posso combater a vontade de descansar o tempo todo?
Como posso combater a vontade de descansar o tempo todo?
Sei que isso é muito frustrante, porque muitas das ideias, muitas das coisas que dizemos às pessoas para fazerem quando estão lidando com depressão e ansiedade parecem exigir muita energia e motivação, coisas que tendem a faltar quando os sintomas de seus problemas de saúde mental estão mais intensos.
Algo que gosto de lembrar às pessoas, e espero que isso não soe insensível ou frio.
Por favor, saiba que eu entendo e sei que é mais fácil falar do que fazer, mas o que quero lembrar às pessoas é: A) você não precisa realmente de motivação para fazer as coisas, ela certamente ajuda, mas você pode fazer as coisas sem estar motivado para fazê-las.
A motivação não é um requisito, é um bônus, é um impulso, e muitas vezes não ficamos motivados para fazer as coisas até depois de começarmos e começarmos a ver ou sentir as recompensas disso, então você não precisa estar motivado para fazer.
Você pode fazer coisas que não quer fazer, nosso cérebro humano tem essa capacidade.
No que diz respeito à fadiga e à energia, quando você vive da maneira que seus sintomas de depressão e ansiedade o fazem viver, sua fadiga piora.
Você não ganha energia porque eles fazem você querer se isolar, fazem você querer dormir demais, mexem com sua alimentação, mexem com seu nível de atividade física.
Portanto, se você quiser sair desse ciclo, precisa fazer exatamente o oposto do que seus sintomas lhe dizem que você quer fazer.
Então, quando sua depressão disser “fique na cama o dia todo”, levante-se e vá dar uma caminhada.
Quando sua ansiedade disser “não fale com ninguém hoje”, envie mensagens para cinco amigos.
Use a ação oposta, faça exatamente o oposto do que esse parasita em sua mente quer que você faça.
Eu sei que é incrivelmente cansativo, mas você precisa resistir à atração da depressão e da ansiedade e fazer exatamente o oposto do que elas querem que você faça. Pense neles como o diabo em seu ombro.
Marsha Linehan chamou isso de “oposto à emoção”. É “o jogo oposto”. É difícil de executar, mas também é uma ferramenta incrivelmente poderosa.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário