“Por que eu sempre me concentro nas piores partes da minha vida?”
“Por que eu sempre me concentro nas piores partes da minha vida?”
Você já se perguntou por que parece se concentrar constantemente nas piores partes da sua vida, mesmo que as coisas estejam indo relativamente bem para você no geral?
Isso ocorre porque você tem algo em sua mente chamado viés de negatividade, o que significa que seu cérebro tende a se concentrar excessivamente nas áreas da sua vida que não são necessariamente as mais importantes, mas onde a discrepância entre onde você está e onde você quer estar é maior.
Portanto, mesmo que você esteja indo muito bem na vida em geral, o cérebro sempre pode encontrar alguma área em que você não está atendendo às suas próprias expectativas e irá destacar essa área e fazer você ruminar sobre ela e pensar nela repetidamente.
Não importa se é a sétima coisa mais importante na sua vida, se você está indo muito bem nas seis primeiras, então a sétima é onde você vai concentrar a maior parte dos seus pensamentos e da sua energia mental.
O viés de negatividade é uma resposta neurológica instintiva de sobrevivência que nos leva a avaliar nossas próprias vidas de uma maneira irrealisticamente pessimista. Para muitos de nós, essa resposta é, em grande parte, ultrapassada e mais provável de ser um obstáculo do que um benefício.
Felizmente, é algo que você pode mudar.
-Matteo Raiser
insta: @psimatteoraiser
#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica
Comentários
Postar um comentário