Você já sentiu que não é real, que talvez esteja vivendo em um sonho ou simulação, ou talvez sinta que é uma IA, um robô ou algum outro tipo de criatura não humana?

 Você já sentiu que não é real, que talvez esteja vivendo em um sonho ou simulação, ou talvez sinta que é uma IA, um robô ou algum outro tipo de criatura não humana?

 Você já se olhou no espelho e não reconheceu o que viu, ou não sentiu que aquilo era você? Você já olhou para o seu corpo e sentiu que ele não lhe pertencia, que você era apenas um passageiro dentro dele?

 Talvez a vida pareça não estar acontecendo em tempo real, o seu passado pareça ser o seu presente e as linhas entre a realidade e a fantasia se confundam um pouco?

 Se alguma dessas situações se aplica a você, quero que saiba que você não está enlouquecendo, você não é louco. Acredite ou não, tudo o que acabei de dizer pode ser um sintoma de depressão.

 Sintomas como despersonalização, desrealização, dissociação, delírios e alucinações podem ser incrivelmente perturbadores. Eles são frequentemente considerados sinais de um transtorno psicótico ou trauma grave, mas se esses sintomas ocorrerem apenas durante episódios depressivos, eles podem na verdade ser parte de um transtorno de humor.

E os transtornos de humor costumam ser muito tratáveis.  


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu cérebro é único. Ninguém jamais teve um cérebro igual. Nem todo adágio cultural ou ditado popular se aplicará a você

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Em vez de “isso foi muito estúpido da minha parte”, tente “não gostei da maneira como lidei com isso, acho que tentarei uma abordagem diferente da próxima vez”