Existe uma linha muito tênue entre distração e evitação

 Existe uma linha muito tênue entre distração e evitação

 É importante diferenciar esses dois comportamentos porque, embora a distração possa ser uma forma muito saudável e eficaz de lidar com o sofrimento, a evitação acaba por agravar o nosso sofrimento, pois não contribui em nada para resolver o problema.

 A evitação acaba piorando nosso sofrimento, pois não faz nada para resolver o problema. O que torna realmente difícil distinguir essas duas coisas é que o mesmo comportamento pode ser distração ou evitação, dependendo das circunstâncias.

 Na verdade, é o contexto que você precisa observar para saber se está se distraindo ou evitando, e a grande linha divisória entre distração e evitação será sua resposta à pergunta. Eu realmente tenho uma ação que posso tomar para resolver esse problema? Tenho autonomia neste momento?

 Por exemplo, se você está estressado porque tem uma prova chegando e sente que não está preparado para ela, e então joga videogame, isso é evasão. Você deveria estar estudando.

 Se você está estressado porque está esperando uma resposta de um emprego para o qual se candidatou, não há nada que você possa fazer no momento, então jogar videogame seria uma distração habilidosa.

 É muito importante sermos honestos conosco mesmos sobre o propósito do nosso comportamento, porque praticar distrações habilidosas é uma maneira muito saudável e eficaz de lidar com o estresse, mas quando você pratica a evasão, você apenas fica melhor em evitar coisas.

 Essa não é realmente uma habilidade que você queira reforçar, porque isso envia uma mensagem interna de que você não consegue lidar com o estresse, que não consegue lidar com coisas difíceis e que você só precisa fugir, e essa é a única maneira de lidar com isso.

Tenho uma dica para você: tudo se resume ao contexto.


-Matteo Raiser

insta: @psimatteoraiser

#psicologia #psicoterapia #terapia #saudemental #autoconhecimento #amorproprio #autoestima #saude #bemestar #foco #psicologiaclinica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando você finalmente se desapegar daquilo que o está machucando, haverá um vazio, mas esse vazio não durará.

Se você minimiza a crítica e a invalidação de si mesmo o dia todo não fique chocado quando se sentir desvalorizado

BTS, Map Of The Soul, a música Boy With Luv e a luta do ego